Nutricionista Hugo Comparotto

Esportiva

A Nutrição Esportiva é considerada uma das áreas da nutrição que mais cresceram nos últimos anos. O crescente número de pessoas engajadas na realização de esportes ou atividades físicas, principalmente dentro das academias explicam grande parte dessa situação. Nessa área, contamos com diversos tipos de públicos, através de esportes, objetivos e níveis de condicionamento variados. Na maioria dessas situações, são utilizados métodos de abordagem distintos, no intuito de adequar a rotina alimentar daquele indivíduo de acordo com seus objetivos e características individuais, bem como ao tipo de esporte praticado. Além disso, também leva-se em consideração diversos fatores associados ao treinamento, como a freqüência, intensidade, volume e tempo de atividade física. Sendo assim, quando pensamos na Nutrição Esportiva aplicada ao atleta e ao não atleta, existem algumas diferenças que devem ser respeitadas. Para isso, nós contamos com diversas diretrizes e estudos da comunidade científica, que elaboram recomendações e métodos de abordagem direcionados a cada um dos diferentes esportes, sexos, níveis de condicionamento físico, peso, idade, enfim consideram diversas variáveis que podem interferir na conduta nutricional adotada, evidenciando orientações distintas cada indivíduo ou atividade física.

De modo geral, independente do tipo de atividade física e do nível de condicionamento, a maioria dos indivíduos possuem objetivos e metas traçadas, como a melhora no desempenho físico, a perda de gordura corporal e o ganho de massa muscular para citar algumas. Acredito que independente do objetivo almejado e metas traçadas, a alimentação desempenha um papel fundamental, sendo uma das mais importantes variáveis que farão a diferença na qualidade, intensidade e no tempo dos resultados conquistados.

Nesse sentido, o auxílio de um Nutricionista Esportivo é fundamental, já que dentro da nutrição, é o profissional que possui a formação direcionada a estudar as diferenças e necessidades dos indivíduos em situações e esportes distintos, o que é importante também para evitar gastos ou condutas desnecessárias que possam trazer prejuízos a saúde.

Facebook