Nutricionista Hugo Comparotto

Obesidade

A obesidade pode ser definida como uma doença crônica e complexa por possuir várias causalidades associadas, ou seja o que leva o aparecimento da doença são inúmeros fatores e suas associações, como sedentarismo, estresse, meio ambiente, genética e principalmente o estilo de vida e os hábitos alimentares. Sendo o consumo de alimentos de baixa qualidade e em grande quantidade um dos pontos mais críticos. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao sobrepeso excessivo e a obesidade estão associados diversos efeitos metabólicos adversos, como alterações na pressão sanguínea, nos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos. Além disso, também relacionam a ela outras doenças mais graves como o diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e doenças do coração.

Quando analisamos o estilo de vida, podemos incluir a alimentação usual desse indivíduo como um dos fatores associados a obesidade. Nesse quesito, a dieta possui uma grande influência na composição do balanço energético de um indivíduo, sendo a mudança de hábitos alimentares um dos melhores meios para auxiliar um indivíduo no processo de perda/controle de peso e perda de gordura corporal.

Entretanto, a realização de dietas restritivas ou restrições calóricas exageradas, podem levar a diversos prejuízos a saúde, através da redução da massa muscular, descompensação de hormônios relacionados ao controle do apetite e a desaceleração do metabolismo, fatores estes que dificultam a manutenção ou a perda de peso a longo prazo. Por tais motivos, acredito que o acompanhamento nutricional de indivíduos obesos é extremamente necessário e importante, a fim de adequar e estruturar adequadamente a alimentação do indivíduo, de modo que sejam respeitadas as suas características individuais e seu estado de saúde. Desta maneira, o profissional saberá associar todas essas questões com a utilização de alimentos de qualidade, além de promover uma orientação adequada ao paciente, evitando condutas desnecessárias que possam prejudicar ainda mais a saúde e/ou o estado psicológico do paciente.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E FAÇA SEU
AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO WHATSAPP