Nutricionista Hugo Comparotto

Idosos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, muitas das doenças associadas a população idosa são decorrentes de hábitos nutricionais inadequados persistentes ao longo da vida. Tal fato juntamente com as diversas mudanças metabólicas e corporais que ocorrem durante o processo de envelhecimento, acentuam o risco de desnutrição nesse grupo de indivíduos.

Entre algumas das principais mudanças associadas ao aumento da idade, podemos pontuar a diminuição na necessidade energética e o aumento da necessidade de proteínas. Além disso, também existe uma maior tendência à deficiências de vitaminas e minerais, decorrentes de práticas alimentares inadequadas e do aumento na demanda desses nutrientes essenciais. O resultado disso tudo é uma maior suscetibilidade a doenças e infecções, perda de peso não intencional, redução da massa muscular, acúmulo de gordura corporal e maior fragilidade e incapacidade funcional. Algumas pequenas mudanças e/ou melhoramentos em nossos hábitos alimentares podem promover uma acentuada diminuição do risco no desenvolvimento de doenças do coração, câncer, além de atenuarem ou evitarem grande parte dos problemas relacionados ao envelhecimento, como por exemplo estimular a ingestão de agua, já que com o decorrer da idade, as pessoas tendem a reduzir o consumo desse liquido precioso.

Por isso, atualmente é visto que uma boa nutrição possui um grande influência para a saúde, autonomia e bem-estar de indivíduos idosos, devendo ser vista com um maior grau de importância para essa população. Nesse âmbito, o Nutricionista desempenha um papel fundamental, já que é o profissional capacitado para realizar o planejamento nutricional, de modo com que sejam consideradas as características e necessidades individuais do paciente, assim como as recomendações nutricionais aplicadas durante as diferentes fases da vida. Por esses e outros motivos, acredito que o acompanhamento nutricional para indivíduos idosos é fundamental para atenuar ou prevenir a ocorrências desses problemas e dar mais qualidade de vida a essa população.

Facebook