19/06/2016

Água – uma grande aliada

10-junho-nutricionistahugoA água é um nutriente essencial a vida, pois está relacionada a funcionalidade de diversas funções vitais do nosso corpo. A quantidade corporal de água que possuímos abrange de 45 a 75% do nosso peso corporal, proporção esta que encontra o seu ápice durante a infância (75%) e diminui na vida adulta (55%). A água possui diversas funções no nosso organismo, sendo importante para o transporte de nutrientes, na regulação da temperatura corporal, lubrificação de articulações e órgãos internos, na estruturação de células e tecidos, além de ajudar a preservar a função cardiovascular.

Além disso, existem trabalhos que mostram que pequenas alterações ou perdas hídricas são capazes de produzir reduções no desempenho cognitivo e no desempenho físico das pessoas. O desempenho cognitivo está relacionado com a atenção do indivíduo, com suas habilidades de pensamento crítico e memória. Reduções de 2% ou mais na quantidade total de água do organismo já são capazes de reduzir e prejudicar nossas funções cognitivas. Durante atividades físicas, pequenas oscilações no balanço hídrico são capazes de produzir um decaimento da performance física, através da redução da capacidade de resistência, aumento da fadiga, alterações na capacidade de regulação da temperatura, redução da motivação e um aumento na percepção de esforço no exercício. Nesse sentido, a reidratação é importante para reverter esse quadro, ao mesmo tempo que ajuda a diminuir o estresse oxidativo gerado pelo exercício e pelo estado de desidratação.

Para estimar o valor médio de água que o nosso corpo necessita, são realizadas vários tipos de estimativas para indicar as necessidades de reposição hídrica do organismo. Para isso, temos de pensar em vários fatores, como a temperatura ambiente, o nível e tipo de atividade física praticado, o sexo e a idade dos indivíduos. Ambientes mais quentes e a realização de atividades físicas contribuem para gerar uma maior transpiração, ocasionando em uma maior perda hídrica e no aumento da necessidade de ingestão de água. Além disso, homens tendem a ter uma maior necessidade hídrica do que mulheres, sendo que a diferença pode chegar a 1 litro de água por dia entre ambos os sexos. Em média, para adultos é indicado beber de 2 à 2,5 litros de água diariamente, o que equivale de 8 a 10 copos de água. Entretanto, a nossa real necessidade hídrica diária é um pouco maior do que esta, sendo de 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, sendo o restante normalmente complementado através do consumo de alimentos, principalmente de frutas e vegetais ricos em água, bem como da adição de diversas reações metabólicas do nosso organismo que possuem como um de seus produtos finais a água. Sendo assim, uma adequada ingestão de água é essencial para a manutenção dos nossos processos metabólicos e bioquímicos, além de contribuir para a manutenção das nossas funções cognitivas e físicas, o que é essencial para a realização das rotinas diárias e atividades físicas.

Facebook